sábado, 26 de julho de 2014

Mais Estranho que a Ficção (Stranger Than Fiction, 2006)

O filme conta a história de Harold Crick (Will Ferrell) , um homem metódico que tem sua vida toda controlada por um relógio de pulso. Seu emprego de auditor da Receita Federal não o agrada, muito menos às pessoas de quem Harold está sempre cobrando impostos atrasados, como a confeiteira Ana Pascal (Maggie Gyllenhaal). Em uma certa manhã, enquanto Harold escova os dentes, controlando o número de escovadas que dá de cima pra baixo e de um lado pro outro, uma voz (Emma Thompson) começa a narrar sua rotina. Depois de procurar uma psiquiatra (Linda Hunt) que diz que Harold tem esquizofrenia, ele procura o professor de literatura Jules Hilbert (Dustin Hoffman), que consegue reconhecer traços literários no que Harold o contou.
À medida que Harold, ainda ouvindo a misteriosa voz narrando seu dia-a-dia, cobra os impostos de Ana Pascal, os dois acabam se apaixonando, e a inadimplência da moça acaba sendo esquecida. Em uma visita a Jules, Harold escuta na televisão de Jules a voz que o persegue, e descobre que é da autora Karen Eiffel, famosa por matar seus protagonistas.
Karen está passando por uma fase de bloqueio criativo, e, auxiliada por Penny Escher (Queen Latifah), tenta escrever a história de Harold de uma forma diferente de seu padrão. Harold procura Karen para tentar convencê-la a parar de escrever sua história, e o choque de descobrir que a história que está escrevendo é sobre uma pessoa real faz Karen repensar se é realmente necessário escrever sempre o mesmo fim para os personagens de seus livros.
Durante o filme vamos percebendo que Harold, depois de perceber que sua vida já tem um destino certo, começa a viver sua vida com mais intensidade, sem se preocupar com as consequências. O filme foge do clichê da "doença terminal que delimita a vida do protagonista em um mês fazendo com que ele comece a agir como se não houvesse amanhã", mas mostra um homem que descobre o quanto a vida vale a pena ser vivida. Harold é retratado como uma pessoa que só sabia viver sob regras, mas que começa a descobrir que a vida é muito mais do que contar as escovadas nos dentes ou os passos até o ponto de ônibus. 

Pela originalidade da história, o roteirista Zach Helm venceu o National Board of Review Award de Melhor Roteiro. Will Ferrell foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em um filme de comédia.

                          Trailer:

Stranger than Fiction
Direção: Marc Forster
Roteiro: Zach Helm
Elenco: Will Ferrell, Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal, Dustin Hoffman, Queen Latifah e Linda Hunt

Recomendo? Sim
Nota: 4/5

Um comentário:

  1. Parabéns Gabriel! Não assisti a esse filme, mas agora me interessei por ele. Vou assistir!

    ResponderExcluir