domingo, 27 de julho de 2014

A Rainha (The Queen, 2006)


Pouco tempo depois da eleição de Tony Blair (Michael Sheen) como Primeiro-Ministro, a Inglaterra se vê chocada com a morte da princesa Diana, em Paris. A Rainha Elizabeth II (Helen Mirren) e sua família estão de férias no Castelo de Balmoral, e ao receber a notícia da morte da ex-nora, a Rainha reage com frieza.
A comoção pública jamais vista na Inglaterra impressionou a Família Real, que ainda não sabia se voltava a Londres para se manifestar sobre a morte da princesa ou se ficava em Balmoral. O povo cobrava uma resposta da Rainha, e as homenagens em frente ao Palácio de Buckingham só aumentavam.
Por outro lado, o recém-eleito Primeiro-Ministro Tony Blair faz uma declaração pública onde lamenta a morte de Diana, a quem se referiu como "A Princesa do Povo", como ela ficaria conhecida. Enquanto a popularidade de Blair aumentava, a da Rainha diminuía, e Elizabeth então passa a contar com os conselhos de Blair para conseguir recuperar o respeito e a admiração de seus súditos.
O filme mostra a história já conhecida da comoção pública pela morte de Diana, mas nos permite ver por dentro da Monarquia as reações e os verdadeiros sentimentos de cada membro da Família Real a respeito de Diana. A Rainha, conhecida por sua postura firme e fria, é retratada no filme como uma pessoa em uma "crise de valores", indecisa se mantém seu senso de dever na frente dos sentimentos ou se cede à pressão popular e se mostra condolente à morte de Diana.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A interpretação impressionante de Helen Mirren a rendeu um Oscar de Melhor Atriz, além de muitos outros prêmios.


Trailer:
The Queen
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Helen Mirren, Michael Sheen, Helen McCrory e James Cromwell
Recomendo? Sim
Nota: 4,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário